domingo, 10 de julho de 2011

Entomologia Forense





















A entomologia é a ciência que estuda os insetos, artrópodes e tem aplicação em processos criminais. É associada a investigação de mortes, determinando o tempo e o local dos incidentes. Procura-se observar o tipo de inseto e o estágio do seu desenvolvimento, eles é que irão determinar essas variáveis de lugar e tempo.

A entomologia possui subcategorias:

Entomologia Forense Urbana: Diz respeito a infestação de pestes em construções ou jardins que podem ser base de litígio entre particulares e prestadores de serviço. Os estudos podem elucidar o tratamanto pesticida apropriado e também pode determinar infestações em produtos armazenados, ajudando a determinar a cadeia de custódia, até que todos os pontos da possível infestação sejam examinados para determinar quem é o culpado.

Entomologia Médico-legal: Estuda evidências susceptíveis baseada em estudos de artrópodes em eventos como assassinato, estupro, suicídio, abuso físico e contrabando. Em investigações de assassinato lida com que insetos depositem ovos quando e onde e em que ordem aparecem nos cadávers. Dito isso pode ajudar o intervalo post mortem(IPM) e local da morte em questão. Existem insetos que só existem em determinado local e outros em determinada parte do dia ou em determinada estação do ano, sua presença associada a outras evidências pode indicar o tempo e o lugar do evento.


Alguns insetos importantes na Entomologia: 
MOSCAS (ordem diptera)

ESCARAVELHOS (coleoptera)

ÁCAROS (ordem acari)


Nenhum comentário:

Postar um comentário